Susana Vieira revela câncer que ninguém sabia que ela teve: fadiga é um dos sinais comuns

Durante uma gravação para uma edição especial do Domingão do Faustão (TV Globo), a atriz Susana Vieira revelou ter enfrentando uma leucemia anos atrás.

A notícia foi dada pelo jornalista Léo Dias, do programa Fofocalizando (SBT). Em contato com o VIX, a assessora de imprensa de Susana confirmou que ela teve a doença há alguns anos.

“A notícia é verdadeira, mas é algo antigo. Aconteceu há alguns anos e ela foi curada há três [anos]”, disse a assessora.

Ainda segundo ela, Susana optou por não revelar o problema na época, mas já passou por tratamento e recebeu alta.

Leucemia: o que é?

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos (leucócitos) e é caracterizado pela reprodução anormal dessas células na medula óssea. Desta forma, ocasiona uma produção insuficiente de células sanguíneas normais, informa o MSN.

Conforme explica a hematologista Patrícia Fischer Cruz, essa infiltração leucêmica pode ocorrer em vários tecidos do organismo, como fígado, baço, linfonodos, sistema nervoso e outros.

Tipos de leucemia

A doença é agrupada com base no tempo de evolução e pelos tipos de glóbulos brancos que se proliferam:

Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides, se desenvolve lentamente e acontece principalmente em adultos.

Leucemia linfoide crônica: afeta células linfoides e se desenvolve lentamente. A maioria das pessoas diagnosticas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos.

Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se rapidamente. Esse tipo de leucemia é comum em crianças, mas pode acontecer em alguns adultos.

Leucemia mieloide aguda: esse tipo afeta as células mieloides e avança rapidamente. Geralmente, acomete mais adultos do que crianças.

Sintomas

Conforme explica a hematologista, por conta do aumento anormal das células leucêmicas na medula óssea – que é o local da formação das células sanguíneas –, ocorrem algumas deficiências.

O paciente pode apresentar sintomas como:

Fadiga

Cansaço

Febre

Perda de peso

Dores nos ossos e nas articulações

Gânglios linfáticos inchados

Quando afeta o Sistema Nervoso Central, também pode causar dores de cabeça, náuseas, visão dupla e vômitos.

Causas

As leucemias podem acontecer por conta de uma alteração genética não-hereditária, o que acontece no processo de divisão de célula.

Além disso, existem alguns fatores de risco, como: tratamento anterior de câncer, distúrbios genéticos, fumo, exposição a produtos químicos e histórico familiar de leucemia.

Diagnóstico da leucemia

A partir de um quadro suspeito de sintomas, o paciente passa por diversos exames, que podem apontar, por exemplo, uma anemia ou neutropenia (contagem baixa de glóbulos brancos).

É feita também uma coleta de material da medula óssea para estudo imunofenotípico, citomorfológico e citogenético. Por fim, esse recolhimento pode confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Com o objetivo de destruir as células doentes, é feito uma associação de medicamentos e, em alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea, até que se obtenha um resultado completo.

13/11/2018