Idade máxima: fiscalização da SMTT lacra 50 ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma operação de fiscalização na garagem da empresa Veleiro. A ação, que teve como objetivo verificar a qualidade dos ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), lacrou 49 veículos da concessionária que estavam com a idade acima do que é permitido pelo edital de licitação do transporte público da capital.

Ainda na manhã de hoje, um ônibus da empresa Cidade de Maceió também foi lacrado por estar com a idade acima do que é permitido pelo edital de licitação. Todos os veículos que foram lacrados durante a fiscalização desenvolvida pela SMTT ficarão retidos e não poderão mais voltar a circular nas vias de Maceió.

Os veículos serão monitorados pelos fiscais da Superintendência através do sistema de georeferenciamento e, caso seja identificado que os carros voltem a trafegar na malha viária da capital, os ônibus serão autuados e lacrados novamente.

“A SMTT dá continuidade às operações que já vêm sendo intensificadas desde 2019, com o objetivo de verificar se os ônibus que circulam na capital estão dentro da idade máxima permitida pelo edital de licitação. Durante a fiscalização, 49 veículos da empresa Veleiro e um da empresa Cidade de Maceió foram lacrados. O papel da Superintendência é fundamental e tem o intuito garantir a segurança dos passageiros e penalizar as empresas que não cumprem com o que determine o edital”, explicou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

A SMTT seguirá intensificando as fiscalizações nos terminais e nas garagens de todas as empresas de ônibus que realizam o transporte urbano na capital, a fim de coibir qualquer irregularidade nos coletivos do SIMM e garantir a segurança dos passageiros. Durante as fiscalizações, além da idade máxima dos coletivos, também continuarão sendo vistoriados o mau estado de conservação dos veículos, funcionamento dos elevadores de acessibilidade, qualidade do para-brisa, dos assentos, da cigarra de acessibilidade, e se os extintores estão dentro do prazo de validade.

Reforço nas linhas de ônibus

Buscando garantir o direito de ir e vir dos usuários do transporte coletivo, a Superintendência está reforçando, de forma emergencial, as linhas de ônibus para não deixar nenhum passageiro desassistido. As viagens estão sendo realizadas pelas outras três empresas que compõe o SIMM, conforme a demanda da população. Confira abaixo as linhas que estão atendendo a região do Lote 300:

102 – João Sampaio / Trapiche;
103 – Mirante / Trapiche;
104 – Benedito Bentes / Trapiche;
108 – Clima Bom / Trapiche (Via Colina);
208 – Jacarecica / Vergel;
214 – Henrique Equelman / Vergel;
230 – Forene / Trapiche;
603 – Mirante / Vergel.

Ascom SMTT 21/01/2020